Você realizou o sonho da casa ideal! Parabéns! Agora surgiu o novo desafio: mobiliá-la! E montar uma casa do zero não é fácil. Geralmente a primeira preocupação são os móveis e eletrodomésticos. Alguns itens sempre trazemos da casa anterior, mas a maior parte acaba tendo que ser feita ou comprada. E, infelizmente, a brincadeira nunca fica barata! O certo é você ter um certo tempo para se planejar, fazer as contas e juntar o valor que será necessário. Mas existem muitos casos onde a família precisa se mudar logo para se livrar do aluguel, e assim precisa se virar para ajeitar tudo em pouco tempo.
Mobiliar uma casa do comecinho é uma tarefa difícil e que requer organização e paciência. Você precisa pensar na decoração, avaliar o espaço que você tem, pensar nas medidas, no orçamento disponível. O que mais acontece é começar a comprar o que for efetivamente indispensável e depois ir ajeitando as coisas aos pouquinhos. É por isso que ter um determinado espaço de tempo para se planejar é necessário, principalmente para não sair por aí comprando móveis e eletrodomésticos sem pensar no que você realmente precisa ter em casa, ainda mais quando a grana é curta e cada centavo bem utilizado vale muito. Pesquisar os preços antes, nesse sentido, é fundamental. As opções no mercado são muitas, e pesquisar antes pode significar uma economia grande no seu orçamento. Além disso, é importante visitar as lojas já com a metragem dos cômodos nas mãos, assim como a marcação das esquadrias, para não comprar móveis grandes demais, que não cabem naquele espaço que você tem ou que ocupem parte do vão da janela, por exemplo, fechando-a.
Foi pensando em você, que está planejando o sonho da casa própria, ou planejando se mudar para a casa ou apartamento dos seus sonhos, que elaboramos essas dicas, listando itens essenciais para mobiliar a sua casa nova, pensando em cada detalhe, definindo o que pode ser mais útil e necessário para você em primeiro lugar!
Mobiliando a casa nova: dicas de móveis e eletrodomésticos para você comprar
COZINHA
Acredito que começar a se planejar pela cozinha é a melhor coisa. É um dos cômodos mais importantes, e geralmente demanda um orçamento maior, que inclui não apenas móveis, mas eletrodomésticos também. Pode ser que você já tenha um fogão, mas que no seu novo lar você vá optar por um cock-top. Pode ser que você já tenha uma geladeira, mas que ela não vai compor bem com o novo ambiente, e você precise de uma nova, ou de plotar a antiga. Ainda dentro dos eletrodomésticos, e se você tiver um dinheirinho a mais para gastar logo no primeiro momento, reveja se precisará de um novo microondas e uma máquina de lavar louça. Outro detalhe: se você vai morar em um apartamento, cujas cozinhas costumam ser pequenas e com entrada de ventilação limitada, talvez seja necessário investir em uma coifa, em um depurador ou em um exaustor, que vai aspirar para fora aquele cheiro de gordura horrível.
Quanto aos móveis, você precisa pensar no quanto de dinheiro está disposto a gastar. Você pode investir em marcenaria planejada ou comprar móveis prontos. A marcenaria geralmente sai mais cara, mas você tem uma possibilidade muito maior de aproveitar cada centímetro disponível e criar um ambiente do jeito que você sempre sonhou. Se a cozinha for pequena, e a casa tiver uma sala de jantar, dá para levar a mesa para lá.
QUARTOS
Na ordem de seguida do grau de importância estão os quartos. Avaliem o estado de suas camas e colchoes atuais, dos guarda-roupas e outros itens de mobiliário como as mesas de cabeceira ou uma penteadeira. É muito importante conhecer as medidas dos cômodos para não comprar um armário grande demais, por exemplo. Comece pela cama, defina as medidas dela, e depois vá acrescentando os outros móveis aos poucos. Você pode ter espaço para closet e optar por um mobiliário sob medida, ou preferir comprar o jogo de quarto completo e combinado.
BANHEIRO
Se você não precisar trocar as louças do banheiro, fica fácil. Um gabinete e um espelho fecham o ambiente.
SALA DE ESTAR
Aqui, mais uma vez a dica é: compre apenas o necessário e vá acrescentando as coisas aos pouquinhos depois. Na sala de estar, é indispensável ter um sofá confortável, talvez uma poltrona, e um rack, painel ou estantepara acomodar a televisão, por exemplo. Uma mesinha de centro ou lateral completa o ambiente, e você pode até deixar a compra delas para depois.
ÁREA DE SERVIÇO
Uma máquina de lavar roupa e uma tábua de passar são os itens indispensáveis da área de serviço. Talvez seja necessário um armário para acomodar materiais de limpeza, baldes e vassouras também.
Ainda existem outros possíveis cômodos, como área de churrasco, ou área de lazer, jardim, etc. E talvez você considere mais importante investir na área de lazer do que na sala de estar. Por isso que o ideal é fazer todos os orçamentos e ir executando tudo conforme a sua lista de prioridades. O mais bacana é ir deixando o seu lar com a sua cara, mesmo que seja aos poucos, pois cada espaço conquistado é uma comemoração! E viva o sonho da casa própria!