Um bom uso do décimo terceiro salário pode ser o ponta pé inicial para uma vida nova: com menos dívidas e mais investimentos, menos dor de cabeça e mais realizações, menos promessas e mais ações. Uma grana extra pode colocar muita gente nos trilhos certos…
Se você está inadimplente (fez uma parcela e não pagou) não tem nem o que pensar. Pelo menos 70% do seu décimo terceiro precisa ir para a dívida.
Dica: Saiba exatamente o tamanho do rombo e qual era a dívida antes dos juros começarem a rolar soltos causando o efeito bola de neve do horror, aquele que acontece toda vez que uma dívida não é paga. Sabendo qual era o valor inicial da sua dívida, fica mais fácil negociar pra, quem sabe, quitar o problema à vista.
Quem tem parcelas do financiamento de imóvel ou carro, por exemplo, pode antecipar parcelas e dessa forma reduzir o tamanho da divida. Vale a pena fazer isso quando os juros anuais e taxas do financiamento superam 13% ao ano. Você descobre essa informação lendo o contrato ou perguntando àquela pessoa/empresa que te vendeu o financiamento. Por que 13%? Simples: 13% é o que você conseguiria de rentabilidade hoje em um investimento de baixo risco, como um CDB ou o Tesouro Selic. Se o financiamento cobra acima de 14% ao ano significa que o investimento não paga a conta, entende? Se empatar, aí a decisão é sua. Mas se o financiamento for menor que 13% ao ano, vale mais a pena investir!
Tá ai algo que todo mundo sabe, mas poucas pessoas colocam em prática: Guardar grande parte do décimo terceiro para pagar aquelas contas que acabam com o orçamento logo no início do ano:
- IPVA
- IPTU
- MATERIAL ESCOLAR
- MATRÍCULA ESCOLAR
Se você não se planejou para pagar as contas do início do ano e se não tem dívidas do tipo bola de neve pra pagar, o melhor uso que você fará do décimo terceiro é… não usá-lo agora. Guarde o bonito bem guardado pra que daqui a dois meses ele faça história na sua vida financeira.
Se você não está com a corda no pescoço e já tem dinheiro pra pagar as contas do início do ano, parabéns! Estamos falando aqui de uma pessoa planejada, disciplinada, mas que talvez ainda não tenha montado uma reserva de emergência.A reserva de emergência equivale a seis meses do seu custo de vida. Ou seja: Se você vive com R$3.000 por mês, sua reserva de emergência deve ter 6 X 3 = R$18.000. Cada vez que você precisa de um dinheiro que não estava nos seus planos, você corre um sério risco de precisar pegar um empréstimo e pagar juros por um dinheiro que você poderia ter na mão, mas não tem.
Se você já tem alguma reserva, pode usar seu décimo terceiro para fazer um bom investimento, como por exemplo dar entrada em um lote ou em um apartamento! A AGE possui ótimas opções de investimento! Navegue aqui no nosso site e conheça o Residencial Darcy Dalla Bernardina e o Residencial Por do Sol!
Fonte: Nathalia Arcuri, Canal Mepoupenaweb