Será que o consórcio é uma melhor alternativa para aquisição da casa própria do que o financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal, por exemplo?
Os caminhos que levam uma pessoa a comprar a casa própria pode variar de caso para caso, a recomendação é que a casa própria deveria ser comprada a vista, mas nem todas as pessoas têm dinheiro suficiente para isso ou são capazes de gerar renda curto prazo suficiente para pagar a vista uma casa ou um apartamento. Diante desta dificuldade muitos buscam alternativas como financiamento imobiliário ou mesmo o consórcio de imóveis e acredito que boa parte das pessoas devem ter alguma dificuldade em definir qual das duas opções é mais indicada para compra de um imóvel.
Seguem abaixo algumas dicas adicionais para aqueles que pretendem tomar esta decisão:
- O consórcio, apesar de não ter juros, tem a taxa de administração e ela é significativa, então o valor que você pagará no final das contas não é equivalente ao valor do imóvel, mas acrescido desta taxa.
- No financiamento você toma posse do bem financiado logo que o financiamento é aprovado, já no consórcio você precisará ser contemplado para ter a carta de crédito ou fazer um lance.
- Pelo fato dos consórcios serem de prazos bem menores que o financiamento, o valor da prestação também é bem maior. Este é um detalhe importante, pois os consórcios giram em torno de 120 a 150 meses no máximo e o financiamento poderá chegar a 420 meses.
- O consórcio tem a vantagem de você ter a carta de crédito em mãos e poder escolher melhor o imóvel, já no financiamento, o imóvel precisará passar pela aprovação do banco financiador e não é qualquer tipo que será aprovado.
Caso tenha tempo, a melhor escolha não seria nem um e nem o outro, e sim fazer um plano financeiro de poupança e aplicações para acelerar o projeto da casa própria, de modo que comece e termine dentro do prazo e de suas expectativas, e não seja necessário recorrer a nenhum tipo de empréstimo bancário, seja ele financiamento ou consórcio, já que nas duas opções existem valores de juros e/ou taxas a serem considerados. Caso você não disponha desse tempo para juntar o dinheiro, a melhor opção é aquela que esteja de acordo com as suas possibilidades. Converse com o seu gerente bancário, com seu contador e com pessoas de sua confiança que entendam desse assunto. Procure boas opções de investimento na hora de realizar seu sonho: conheça o Residencial Darcy Dalla Bernadina clicando aqui.
Fonte: