Vivemos um momento histórico, e a empatia, nunca foi tão importante! Inclusive, vindo de grandes instituições. Um excelente exemplo disso, foi a Caixa Econômica Federal, que na quinta-feira, 19 de março, em apoio às pessoas físicas e jurídicas, anunciou um pacote de medidas que visa combater os efeitos do coronavírus na economia.
Este pacote consiste basicamente na redução da taxa de juros e suspensão, por 60 dias, no pagamento de empréstimos.
Segundo Pedro Guimarães, presidente do banco, a Caixa está empenhada em ajudar a população, principalmente a mais carente. Ele informa ainda, que este não é o único grupo de ações, e que farão o que estiver ao alcance da instituição. Inclusive, se preciso, prorrogar prazos para 90 ou até mesmo 120 dias.
Por meio de nota, em linha com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que cortou os juros básicos da economia para 3,75% ao ano, o banco também reduzirá suas taxas nas linhas de crédito, sem que seja preciso qualquer comprovação de incapacidade de arcar com os dívidas, por parte da população.
Para contratos habitacionais de pessoa física e jurídica, foi informado que os clientes poderão solicitar a pausa estendida das prestações pelo aplicativo Habitação Caixa, sem que haja a mínima necessidade de comparecimento à agências.
E as boas notícias não param por ai!
O banco liberará R$3 bilhões em orçamento de linhas destinadas à Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que prestam serviço ao SUS, para que ocorra a reestruturação de dívidas e novos recursos, além da redução de juros e prolongamento de prazos.
Sabemos que o momento ainda é de máxima prevenção, cuidado e zelo por nossa saúde, e de quem está em nossa volta. Mas certamente, são notícias assim que nos fazem ter vontade de abraçar alguém de alegria (mas que fique claro, que por enquanto, isso deve ser apenas virtualmente, certo?).