Está em vigor deste a última sexta-feira (21 de abril de 2020) a nova modalidade de financiamento lançada pela Caixa Econômica. A linha de crédito imobiliário possui juros prefixados, que variam entre 8% e 9,75% ao ano, podendo ser usada em até 80% para financiar imóveis novos e usados. As taxas serão proporcionais ao tempo do contrato.
Os clientes poderão escolher entre o sistema PRICE que configura amortização em até 240 meses, e SAC, para contratos de até 360 parcelas mensais.
A maior novidade é que nesta modalidade de crédito não acontece a correção da inflação e nem da taxa referencial, diferente das demais linhas de financiamento ofertadas pelo banco. Isso garante que o cliente saiba exatamente quanto pagará em cada parcela, desde o primeiro dia, independente do tempo de empréstimo, o que evita possíveis surpresas desagradáveis no futuro.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foram reservados R$10 bilhões para a nova modalidade e a instituição possui instrumentos suficientes para se proteger de qualquer risco quanto a um possível aumento excessivo de inflação.
Em 2019 o banco emprestou 90 bilhões de reais em crédito imobiliário e seus empréstimos já representam 70% do mercado de imóveis do país. Com a nova opção apresentada, a Caixa Econômica passa a oferecer três modalidades de crédito nesta categoria, o que promete aumentar ainda mais seu posicionamento neste tipo de mercado.
Referências: