Que tal investir em seu jardim?

Comments off 601 Views0


Ao se mudar para um imóvel novo, é natural sentir vontade de deixá-lo convidativo, bonito e alegre. Não só para quem vive ali, mas também para quem visita o seu lar.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso, é investindo em um jardim. E independente do tamanho, seja pequeno ou grande, ele faz muita diferença na estética e no clima da casa; além de representar significativos benefícios à saúde física e mental dos moradores.

Jardinagem reduz a ansiedade e o estresse, alivia os sintomas da depressão, e eleva os níveis de vitamina D por estimular a exposição ao sol, além de ser uma atividade física muito saudável contribuindo para redução da obesidade.

Sem contar os benefícios para as crianças, que com a supervisão de um adulto, podem aprender brincando, lições como responsabilidade, respeito à vida, boas práticas ambientais e ainda ter sua curiosidade aguçada para questões como ecologia, nutrição e ainda desenvolver habilidades motoras.

Do ponto de vista profissional dos arquitetos, um cantinho verde em casa purifica e umidifica o ar, refresca os ambientes e aumenta o conforto térmico dos espaços, o que reduz a conta de energia; diminui o barulho que vem da rua, e ainda, dependendo de seu formato e plantas escolhidas, pode limitar um pouco o acesso a casa, tornando o imóvel mais seguro.

No entanto, muitos acreditam que possuir estes benefícios, demanda esforço e alto investimento financeiro, o que não é bem verdade.

Abaixo, listamos algumas dicas para você realizar este sonho gastando pouco:

  • Dê preferência a plantas de baixa manutenção. E neste momento, leve em conta fatores como umidade do espaço e incidência de luz. Com o tipo apropriado de vegetação, as chances de uma manutenção cara são muito menores;
  • Nem tudo precisa estar plantado no solo. Vasos são ótimas alternativas, principalmente para quem tem espaços calçados. Para isso, escolha as versões de plástico em lojas de utilidades. Além de serem mais em conta do que os clássicos de cimento, são mais fáceis de manusear e causam o mesmo efeito visual.
  • A ideia de ter um jardim vertical não deve nunca ser deixada de lado. Além de mais baratos, maximizam o espaço, trazem muito charme e estão em alta;
  • Considere unir o útil ao agradável! Por que não criar uma horta em seu jardim? Além de lindo, é uma ótima maneira de ensinar seus filhos a terem uma alimentação mais saudável.

Viu só? Com um pouco de boa vontade, paciência e gastando pouco, é possível trazer mais vida e natureza ao seu lar. Então inspire-se com o início da primavera e mãos à obra!