Organize seu orçamento para construir a casa própria!

Comments off 1147 Views0


Um dos sonhos mais comuns do ser humano é ter sua casa própria. Muitos passam os anos imaginando os quartos, a cozinha, a churrasqueira, o jardim… Aos poucos vão surgindo paredes, degraus, banheiro, o chuveirão para os dias de calor.
Para algumas pessoas colocar no papel e descrever ideias para o projeto pode parecer assustador. Com algumas dicas simples é possível fazer um orçamento para a construção da casa que alinhe vontades, necessidades e realidade. Então, lápis, papel e calculadora na mão e aproveite nossas dicas para você organizar seu orçamento para construir sua casa própria.

1) Projetar!

O primeiro passo é projetar sua casa. Calma, não estamos falando de desenhos, croquis ou plantas, mas sim fazer uma lista com tudo o que você quer que ela tenha: o número de cômodos (quartos, suítes, salas), quais os itens da área de lazer (piscina e deck, churrasqueira, forno a lenha, banheira), quantas vagas de garagem…
Para iniciar, analise as suas atividades no decorrer dos dias da semana e do mês. Lembre-se de que esta é uma decisão a longo prazo, portanto comente o seu desejo com amigos e familiares, veja quem já passou por uma situação parecida e não tenha vergonha de perguntar. Afinal, ninguém nasce sabendo. Esta será a semente para que você saiba o quanto precisará poupar.

2) Orçar!

Todo projeto, para ser viabilizado, precisa de um orçamento. Lembre-se de que o custo total da sua casa será a soma dos valores investidos no projeto arquitetônico, elétrico, hidro-sanitário, impostos, custos administrativos, mão-de-obra, terreno e materiais.
Quanto aos outros itens, existe uma maneira simplificada para realizar o cálculo, através do CUB (Custo Unitário Básico), disponibilizado pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) nos diversos estados brasileiros. Você pode inclusive multiplicar o valor do CUB do seu estado pela metragem da planta da casa desejada para descobrir o orçamento-base da sua futura residência.

3) Organizar!

Sabendo uma estimativa de preço para executar a obra do projeto, fica mais fácil organizando as finanças. Para guardar dinheiro, é preciso que o seu custo de vida seja menor que seus vencimentos. Tenha em mente seu objetivo principal e organize os passos a seguir para alcança-lo. Você pode começar anotando todos os seus gastos durante uma semana: da roupa nova ao cafezinho. Depois, marque todos os supérfluos e veja no final o quanto gastou sem eles.Para diminuir ainda mais seus custos, faça uma planilha com todos os gastos mensais fixos e variáveis. Inclua uma verba para diversão e uma reserva para emergências, como remédios ou uma viagem inesperada. Veja o que é possível diminuir ou cortar. Você verá que é possível ser feliz gastando menos!

4) Orçamento do projeto X Orçamento pessoal

Sabendo quanto você consegue guardar por mês e quanto custa construir a casa dos seus sonhos, você poderá calcular o tempo necessário para que seus planos se tornem realidade. Faça as adequações necessárias aos custos (talvez você possa trocar a piscina pelo chuveirão por um período!).
Faça um plano de desembolso: de qual a porcentagem do valor total da construção você deverá ter em mãos para a execução de cada etapa da construção da obra. Assim você saberá qual o período necessário para juntar o valor para o passo seguinte. É importante monitorar a cada mês se o valor acumulado caminha conforme o planejado e definido como sua meta final.
Caso você esteja pensando em pegar um financiamento, clique aqui e saiba o passo a passo: https://goo.gl/zHoVx3

5) Compartilhe sua meta com amigos

Após todo o planejamento, a dica é você compartilhar com as pessoas mais próximas os seus planos. Com isso você assumirá publicamente o compromisso e o desafio de caminhar na direção do seu objetivo.

Quanto maior o sonho, maior deverá ser o seu foco para conquista-lo! Nós da AGE desejamos que você o realize da melhor maneira possível e temos inclusive ótimas opções de investimento para te ajudar nesse desafio! Conheça nossos empreendimentos e surpreenda-se:
https://goo.gl/qfw7S1
https://goo.gl/teB91r

 

 

Fonte: site plantasdecasa.com